20 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

"Teste da Linguinha" é realizado em Marcos Parente em recém - nascidos;

Segundo a Secretaria de Saúde, esta é a primeira vez que o teste é realizado na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretaria de Saúde, Héllida Coimbra e a Fonoaudióloga, Ana Teresa Osório, realizaram na ultima terça feira (23) o "Teste da Linguinha" em recém - nascidos do nosso município. Ao todo foram feitos 14 exames.

O teste é de extrema importância para o bebê, pois serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa. 

Vale ressaltar que na oportunidade também foram realizados o "Teste da Orelinha" nas crianças.  Essa triagem possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

Com todas essas medidas, a Saúde de nosso município avança cada vez mais para proporcionar as moradores, segurança e maior qualidade e vida.

Fonte: Com informações: ASCOM