27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Marcos Parente inicia campanha de conscientização e ação contra queimadas e incêndios florestais

O principal objetivo da iniciativa é promover a preservação ambiental e minimizar os impactos negativos decorrentes desses desastres.

A Prefeitura de Marcos Parente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início no último dia 18 de agosto, a uma série de atividades educativas voltadas para a conscientização e combate às queimadas e incêndios florestais.

A ação teve seu ponto de partida na mobilização para a criação da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Durante a primeira etapa das atividades, foram compartilhados dados atualizados sobre a frequência e extensão das queimadas em nível geral. Em seguida, uma explanação detalhada da situação regional foi realizada, trazendo informações precisas provenientes do monitoramento contínuo dos focos de incêndio identificados no próprio município.

As ações ambientais não se limitam somente à conscientização, uma série de medidas práticas já estão em andamento. O programa inclui a realização de Palestras Preventivas em parceria com o Corpo de Bombeiros, proporcionando informações cruciais sobre como prevenir e responder a incêndios. Além disso, serão oferecidas noções básicas de primeiros socorros, preparando os brigadistas voluntários para lidar com situações de emergência, em colaboração com a Secretaria de Saúde.

Outro aspecto importante do programa é a visita aos locais que foram afetados pelas chamas, permitindo que os participantes visualizem de perto os danos causados pelos incêndios. Essa abordagem prática visa ampliar a compreensão da gravidade do problema e incentivar um engajamento ainda maior na causa.

O Secretário de Meio Ambiente, Josivaldo Ferreira, destacou a importância da participação ativa da comunidade na proteção do meio ambiente. “Estamos empenhados em criar uma consciência coletiva sobre os riscos das queimadas e incêndios florestais. A formação da Brigada Voluntária é um passo significativo em direção à preservação de nossas paisagens naturais e à segurança de nossa comunidade”, ressaltou.

Confira as imagens: